Alma Brasileira Trio

Alma Brasileira Trio
foto: Raphael Mendes

ARTIGOS



- "Processos de elaboração de arranjos no trabalho do grupo Alma Brasileira Trio." 
                                     Celso Bastos

Artigo publicado na Revista Ictus - Periódico do PPGMUS/UFBA, Vol. 13, No 02 (2014)

http://www.portalseer.ufba.br/index.php/ictus/article/view/12246

RESUMO: Este estudo tem como objetivo principal discutir aspectos relevantes dos processos de criação e elaboração de arranjos vivenciados pelo grupo musical Alma Brasileira Trio (Brasília/DF), principalmente no que diz respeito à utilização de técnicas e procedimentos no desenvolvimento de uma escrita idiomática para a formação de câmara flauta, violão e violoncelo. Tal abordagem se dá tendo como principal referência o arranjo Clubes das Esquinas, de Ocelo Mendonça (n. 1965): uma fantasia a partir de temas das canções Clube da Esquina e Clube da Esquina nº 2, ambas de autoria de Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges.
Palavras-chave: arranjo; processos criativos em música; música brasileira; Música Popular Brasileira; música de câmara; práticas interpretativas; flauta; violão; violoncelo.


- "O violoncelista e os desafios da música brasileira popular."*                              
                                   Ocelo Mendonça  
  
*Artigo em submissão para publicação

                                
RESUMO: Este artigo é consequência de uma investigação sobre a utilização do violoncelo na música brasileira popular, em especial no gênero conhecido como “Choro”. Foi elaborado a partir de um levantamento histórico da utilização do violoncelo na música urbana brasileira, identificando elementos idiomáticos em registros fonográficos e partituras. Pretende apresentar um panorama resumido das habilidades necessárias ao violoncelista de formação tradicional à execução do repertório de música brasileira, com enfoque na corrente de criação musical chamada “popular”. Tem ainda como objetivo a disponibilização, através da Internet, de partituras de Choros adaptadas para violoncelo, promovendo a vivência prática e divulgando facetas interpretativas da música brasileira popular aplicadas às características do instrumento.
Palavras-chave: violoncelo; música brasileira popular; interpretação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário