- "Processos de elaboração de arranjos no trabalho do grupo
Alma Brasileira Trio."
Celso Bastos
http://www.portalseer.ufba.br/index.php/ictus/article/view/12246
RESUMO: Este estudo tem como objetivo principal discutir aspectos
relevantes dos processos de criação e elaboração de arranjos vivenciados pelo
grupo musical Alma Brasileira Trio (Brasília/DF), principalmente no que diz
respeito à utilização de técnicas e procedimentos no desenvolvimento de uma
escrita idiomática para a formação de câmara flauta, violão e violoncelo. Tal
abordagem se dá tendo como principal referência o arranjo Clubes das
Esquinas, de Ocelo Mendonça (n. 1965): uma fantasia a partir de temas das
canções Clube da Esquina e Clube da Esquina nº 2, ambas de
autoria de Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges.
Palavras-chave: arranjo; processos criativos em música; música brasileira; Música
Popular Brasileira; música de câmara; práticas interpretativas; flauta; violão;
violoncelo.
- "O violoncelista e os desafios da música brasileira
popular."*
Ocelo Mendonça
*Artigo em submissão para publicação
RESUMO: Este artigo é
consequência de uma investigação sobre a utilização do violoncelo na música
brasileira popular, em especial no gênero conhecido como “Choro”. Foi elaborado
a partir de um levantamento histórico da utilização do violoncelo na música
urbana brasileira, identificando elementos idiomáticos em registros
fonográficos e partituras. Pretende
apresentar um panorama resumido das habilidades necessárias ao violoncelista de
formação tradicional à execução do repertório de música brasileira, com enfoque
na corrente de criação musical chamada “popular”. Tem ainda como objetivo a
disponibilização, através da Internet, de partituras de Choros adaptadas para violoncelo,
promovendo a vivência prática e divulgando facetas interpretativas da música
brasileira popular aplicadas às características do instrumento.
Palavras-chave: violoncelo; música brasileira popular; interpretação.
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